top of page

História

A Biblioteca Pública Municipal de Bebedouro (BPMB) inicia sua vida em um período em que o próprio Brasil passava por um período confuso, cheio de surpresas e choques políticos. Desta forma, quando passamos a entender a macro-história para chegarmos à micro, o próprio processo de entendimento acaba por nos dizer as diretrizes da análise e, até mesmo, suas conclusões.Pensando desta maneira, a história da biblioteca se inicia em 1943, período em que passávamos por um processo de grandes conflitos ideológicos, é neste período que estamos enfrentando a Segunda Guerra Mundial, referida por muitos livros de história – inclusive livros didáticos, o Brasil é comandado por Getúlio Vargas e que assim vivemos um período da nossa política que irá falar muito sobre o que se passa no município de Bebedouro.

Desta forma, o Prefeito Municipal Joaquim Alves Guimarães, publica na Secretaria da Prefeitura Municipal de Bebedouro, em 12 de Fevereiro de 1943, o DECRETO-LEI Nº34, que  consiste na criação da BPMB. Este decreto é constituído de sete artigos em que especifica sua função perante o município e esclarece os aspectos mais importantes do trabalho da biblioteca. Decreto este que admite que a então recente biblioteca é um patrimônio do município e que será usada publicamente. A biblioteca inicialmente seria instalada no próprio prédio da Prefeitura e utilizando o mesmo horário de funcionamento. O município reconhece que o patrimônio da biblioteca será constituído de obras fornecidas pelo Estado, obras adquiridas pela própria prefeitura, por doações ou legados. O Prefeito cria também o cargo de bibliotecário estipulando o salário e as funções básicas do cargo e, finalmente, deixa claro que as despesas para a execução deste decreto será por conta da prefeitura, utilizando de verbas do próprio orçamento.

Em 1948 o Prefeito Municipal Quito Stamato, através da LEI Nº11 doa a BPMB à Sociedade Brasileira de Estatística, integrada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desta maneira, o Sr. Prefeito, através de cinco artigos entrega a biblioteca com todo o seu patrimônio, que vão de livros aos móveis, para que a biblioteca da Agência de Estatística Municipal de Bebedouro possa utilizar. Nestes artigos o documento deixa claro a doação da biblioteca para a Sociedade Brasileira de Estatísticas, afirma que seu patrimônio integrará a rede de bibliotecas de estudos práticos, organizada e orientada pelo Centro de Estudos da Sociedade Brasileira de Estatísticas mas que este acervo não poderá ser transferido de local. Mostra também que esta nova biblioteca poderá fazer empréstimos, “venda de livros para fins de aquisição de novos títulos”, as despesas será por conta da nova biblioteca mantendo o quadro de funcionários. Um ponto interessante é que em caso da inexistência do centro de estudos, ou se não for de interesse da entidade administradora continuar com o encargo, a biblioteca, “nas condições em que se encontrar”, reverterá ao patrimônio da Prefeitura Municipal.

Em 1965 o Prefeito Municipal Sergio Sessa Stamato, através da LEI Nº623, cria novamente, em 2 de Dezembro, a BPMB. Apoiada com seis artigos fica clara a criação da biblioteca e que a mesma será instalada no local adequado para seu funcionamento. Cria ainda o cargo de bibliotecário, estipulando o perfil do funcionário e seu salário. A prefeitura ainda deixa claro que a biblioteca funcionará de acordo com as regras de biblioteconomia e que os custos da execução desta LEI Nº623 será por conta da Prefeitura, utilizando de verbas de seu orçamento.

ua história e permitir que seus visitantes saibam um pouco mais sobre você.

bottom of page